Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Depoimento de parto normal após duas cesáreas

Nunca pensei que iria escrever um relato de PN,ainda mais de um VBA2C...
A DPP era dia 09/01 quando completaria 40 semanas,mas na madrugada do dia 01/01 comecei a sentir leves contrações,já dava pra saber que o dia de ver meu filhote estava próximo,fiquei até a tarde sentindo as contrações bem leves e espaçadas mas achei melhor comunicar minha doula Rose(tbm enfermeira obstetra),que veio imediatamente verificar minha dilatação,ainda estava com colo grosso,fechado,então ela disse que seriam os pródomos.
Ela voltou umas 20:30 da noite e estava com 3 cm,era o início do TP,passamos a madrugada toda juntas,eu rebolava na bola(que alívio que dava),tomava banho quente e recebia massagens nas costas a cada contração,Rose tem mãos de anjo,rsrs...Ela usou uma técnica chamada reike para relaxamento,que eu não conhecia e foi muuuito bom,pois consegui cochilar e dar uma animada para enfrentar o resto do TP...
Chegando na manhã do dia 02/01,outro toque,estava com 6 cm,hora de avisar a GO e ir pro hospital.Chegando lá por volta das 10:00,fiquei com medo de não conseguir,de estacionar minha dilatação e outras coisas que pudessem acontecer pra eu ter que ir pra "faca",mas a Rose sempre me dando a maior força com palavras positivas e me ajudando a fazer os exercícios,que não foram poucos...Confesso que já estava cansada e tive medo que desistissem de mim,então fazia o máximo de esforço para que não percebessem esse meu cansaço.A GO vinha verificar a dilatação e estava evoluindo muito devagar,não pude tomar ocitocina por conta das 2 cesáreas prévia que tive,então toda vez que a médica entrava na sala me dava um gelo,fiquei com medo da frase que ela poderia a qualquer momento me dizer:"Sei do seu desejo do PN mas não vai ser possível,sua dilatação parou e como não podemos dar medicação para ajudar,não podemos esperar mais,teremos que fazer uma cesárea"......
Massssss.....Deus não colocou no meu caminho uma médica,colocou um anjo,que usou todas as alternativas para que eu conseguisse,então ela decidiu colocar um pedacinho de misoprostol no colo do meu útero,e a partir daí minhas contrações engrenaram e ficaram ritmadas,agora sim,comecei a sentir confiança em mim mesma e tirei aqueles pensamentos pessimistas da cabeça...Depois de uns 30 minutos,ela voltou e mandou fazer força a cada contração e assim o bebê foi descendo,minha bolsa rompeu e minha dilatação já estava quase completa,quando fui para sala de parto normal,foi difícil chegar lá,pois fui andando e me deu muita vontade de fazer força e parecia que o bebê estava quase saindo,então deitei na maca e depois disso foi muito rápido,fiz umas 2 forças e a médica falou que teria que fazer um cortinho bem pequeno,pois estava muito cansada e assim não forçaria ainda mais meu útero,eu nem queria saber de nada disso,eu queria mais é que meu filho nascesse logo,as dores estavam intensas e a Rose sempre ao meu lado segurando minha mão,então foi mais  umas 2 forcinhas e saiu meu bebê que veio direto pra cima de mim,me deram um paninho pra limpar ele e enquanto a médica terminava de tirar a placenta e dar os pontinhos,eu ficava admirando ele e ainda sem acreditar que estava com meu filho nos braços sem ter feito um corte na barriga...Momento mágico,estava fora de mim,era exatamente como me diziam,a dor acabou!!!Era só felicidade!!!
Não pude fazer um parto natural,de cócoras como eu queria,pelo fato de ter 2 cesáreas e a médica achou melhor assim,eu nem questionei,só queria que meu filho nascesse de PN,e consegui,claro que com a ajuda de anjos que Deus colocou no meu caminho como a Rose,que ficou todo o tempo comigo,me fazendo suportar o TP que foi mais cansativo do que doloroso e tenho certeza de uma coisa:sem ela eu não teria conseguido,por isso a doula tem uma importância excepcional (ela pariu junto comigo),e a dr.Izilda Puppo,que em nenhum momento disse que eu não iria conseguir,fez tudo que podia pra que eu conseguisse....
Queria relatar meu parto com mais detalhes mas agora com 3 filhos o tempo fica um pouco mais curto...
Leonardo nasceu as 13:52 com 47 cm e 3.300.
Realmente não dá pra explicar que sentimento que é esse,não consigo achar palavras para descrever oque estou sentindo,só posso dizer que sou uma outra pessoa depois do meu VBA2C..
E gostei muito de uma frase que li em um dos relato que dizia mais ou menos assim:
"Tive 2 cesáreas traumatizantes,enterradas com um lindo parto normal..."
E foi assim,esse momento mágico que vou levar na memória por toda minha vida,e cheguei a pensar que não conseguiria,mas sim,EU CONSEGUI....................

4 comentários:

  1. Nossa muito lindo seu relato, vi em vc a minha vontade, tb tive duas cesareas e a minha ultima foi em outubro de 2010 e eu tenho muita vontade de ter meu terceiro filho de parto normal... tenho medo de não conseguir... moro em SP capital, gostaria de saber como devo proceder pro meu sonho se realizar, pois aqui so encontrei medico que me induziram a cesareas.... onde acho uma doula?? Me siga no blog tb... estarei te acompanhando bjos Carol

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. GAMA - Grupo de Apoio à Maternidade Ativa
      Rua Natingui, 380 - Vila Madalena, São Paulo, voce vai ter todas as informações necessárias..bjs

      Excluir
  2. q legal,tenho dois filhos a Nic de 8 e o Henry de 6,os dois nasceram de cesárea,eu sou muito medrosa,e odiei a cirurgia,o medo do corte nem me mexia dias depois,se tivesse outro queria PN,mas morro de medo d fazer força e ter ruptura nossa,mas quando engravidar novamente daqui uns 7 anos,vou tentar :)

    ResponderExcluir
  3. Procure um GO humanizado e uma Doula, voce pode conseguir.

    ResponderExcluir