Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Em que momento do parto se deve fazer força?

Nesta matéria  Daniele Suzuki fala sobre o parto de seu filho, com a seguinte declaração:

"Comecei a sentir as contrações, que suavemente foram se fortalecendo até se tornarem insuportáveis. Esperei um dia e meio e quando já não dava mais fui pro hospital. Aquele momento ali das contrações no quarto não consigo descrever, tamanha a dor que me deixou em transe, principalmente depois que a Dra. Elizabeth me pediu para forçar a saída do bebê a cada contração que eu tivesse. Depois de 8hs nesse trabalho eu ainda estava estagnada com 1 cm de dilatação foi aí que decidiram pela cesária." 

Decidi pesquisar mais a respeito dessa recomendação feita pela médica de Daniele, e encontrei o seguinte:

Sobre fazer força antes da dilatação completa: 

"Durante o primeiro estágio do trabalho de parto, quando as contrações estão com intervalos de 5 minutos ou mais com duração de 30 ou 40 segundos, não deve ser recomendado  que a  gestante  faça força, pois o ato de empurrar o feto antes do colo do útero estar totalmente dilatado  (10 cm), é um desperdício de energia e pode causar laceraçãoou edema de  colo do útero." Manual Merck de Saúde para a Família

"A fase final do primeiro estágio do parto é chamada de transição e é particularmente intensa. É o momento no qual o colo do útero dilatará de 7 a 10 cm. Você pode sentir uma necessidade  incrivel de empurrar o feto , mas é aconselhado que resista. Empurrá-lo antes do colo uterino estar completamente dilatado pode lesar o colo e os tecidos perineais .
 UOL Saúde 

"Em  vez de força,  respire profundamente crescendo o abdomen, mentalize isso durante as contrações, e exale soprando suavemente  visualizando uma vela ou vocalizando um mantra, nos intervalos respire e relaxe. Manual do Atendimento Pré-Hospitalar – SIATE /CBPR

"A mãe poderá sentir vontade de começar a fazer força para baixo, ou como se fosse evacuar, se estiver com dilatação completa, siga seus instintos, caso contrario resista só mais um pouquinho inspirando e soltando o ar rapidamente . Se o colo não estiver  completamente dilatado pode causar endurecimento cervical e retardar o parto e até diminuir a dilatação. No entanto, muitas vezes  essa sensação  é o sinal de que a dilatação está completa.
"Revista Pais & Filhos


Sobre fazer força durante o expulsivo: 

Existe  também um estudo muito interessante que afirma que "mandar a mulher fazer força não reduz o tempo do trabalho de parto”, além de trazer consequências negativas a longo prazo: 

"Das 320 mulheres que participaram no estudo, 128 foram examinadas 3 meses após o parto. Percebeu-se que aquelas que tinham sido incentivadas a fazer força tinham uma menor capacidade na bexiga. No entanto os investigadores indicam que a função da bexiga pode voltar a normalizar com o tempo, pelo que, o descoberto pode não ter efeitos permanentes.

Este estudo surge na sequência de um outro, que demonstrou, que o risco de problemas no pavimento pélvico aumenta, em mulheres que são forçadas a fazer força na segunda fase do trabalho de parto. O Dr. Steven Bloom, obstetra e ginecologista que participou na investigação, diz que “normalmente o melhor é que a mulher faça o que parecer mais cômodo para ela”."
 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS):

"A prática de estimular o fazer força de forma prolongada e dirigida (manobra de Valsalva) durante a segunda fase do trabalho de parto é amplamente utilizada em muitas maternidades. A alternativa é apoiar o padrão espontâneo da mulher de fazer força.

Vários estudos compararam estas duas práticas (Barnett e Humenick 1982, Knauth e Haloburdo 1986, Parnell e al 1993, Thomson 1993). A força involuntária resultou em três a cinco “forças” relativamente curtas (4-6 segundos) a cada contracção, comparando com forças continuas com 10-13 segundos de duração, acompanhadas por apneia forçada. O segundo método resulta numa segunda fase um pouco mais curta, mas pode causar alterações de frequência e de volume de fluxo cardíaco provocadas pela respiração. (...) 


As evidências existentes são poucas, mas delas emerge um padrão onde o fazer força de forma prolongada e precoce resulta numa diminuição modesta da duração da segunda fase, mas isto não parece trazer nenhum benefício; parece haver comprometimento das trocas gasosas materno-fetal. A força espontânea curta parece ser melhor (Sleep et al 1989).
 "

22 comentários:

  1. Não foi vc que escreveu e eu não encontrei a fonte escrita.. http://adeledoula.blogspot.com.br/2012/02/parto-quando-se-deve-fazer-forca.html

    ResponderExcluir
  2. Este post é da Adele (http://adeledoula.blogspot.com.br/2012/02/parto-quando-se-deve-fazer-forca.html). Que tal dar créditos? Plágio é crime.

    ResponderExcluir
  3. ESSE TEXTO É DA ADELE DOULA. ACHO QUE VC ESQUECEU DE COLOCAR A FONTE FLOR.

    http://adeledoula.blogspot.com.br/2012/02/parto-quando-se-deve-fazer-forca.html

    ResponderExcluir
  4. Fia, cita a fonte de onde você tirou a pesquisa:
    http://adeledoula.blogspot.com.br/2012/02/parto-quando-se-deve-fazer-forca.html
    É feio pegar o que é dos outros. Tsc, tsc, tsc...

    ResponderExcluir
  5. Este Post é da Adele!! Vamos daro crédito à quem merece!! Todos temos direto à informação, ainda mais sobre esse assunto, porém, a ética em primeiro lugar! :)

    ResponderExcluir
  6. Colocar a fonte e o crédito de quem escreveu o post fará grande diferença. Aqui está o link: http://adeledoula.blogspot.com.br/2012/02/parto-quando-se-deve-fazer-forca.html

    ResponderExcluir
  7. Minha jovem... plágio é que nem colar na prova final da faculdade. Cresça e dê os créditos a quem realmente pesquisou e escreveu a matéria que é a Adele. Coisa feia...

    ResponderExcluir
  8. Olá! Fico feliz que tenha gostado do post, porém, é importante citar a fonte na hora de divulgar!
    Este post se chama Parto - Quando se deve fazer força?
    Link: http://adeledoula.blogspot.com.br/2012/02/parto-quando-se-deve-fazer-forca.html

    ResponderExcluir
  9. Olha o post da Adele!!!!! Poxa, que feio...

    ResponderExcluir
  10. Divulgar informações e muito importante ,mais tem que dar o cred
    ito a quem teve todo o trabalho de pesquisa,então por favor seja justa e acrescente os créditos à quem é de direito http://adeledoula.blogspot.com.br/2012/02/parto-quando-se-deve-fazer-forca.html

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o texto! Mas, realmente, você deveria ter dado os créditos a quem o escreveu. Divulgar boas informações é sempre válido, mas assumir a autoria de algo que não é seu é feio. Muito feio.

    http://adeledoula.blogspot.com.br/2012/02/parto-quando-se-deve-fazer-forca.html

    ResponderExcluir
  12. Ótimo texto, só não vale copiar sem dar crédito, né? Ainda está em tempo de corrigir ;)

    ResponderExcluir
  13. A fonte deste texto é daqui e deve ser citada: http://adeledoula.blogspot.com.br/2012/02/parto-quando-se-deve-fazer-forca.html

    Não se deve blogar texto dos outros sem ao menos dar o crédito.

    ResponderExcluir
  14. Opa... Eu já li esse texto antes! É do blog da Adèle Doula. Tenho certeza que ela permite que você repasse seu texto, desde que cite a fonte.
    Veja bem, é um tanto deselegante copiar o texto de outra pessoa e não citar a autoria. É como se você tomasse posse das ideias que outra pessoa desenvolveu.
    Talvez você tenha pensado que a Adèle copiou de outro site e que por isso poderia copiar também. Mas a Adéle é uma pessoa com a capacidade, cada vez mais rara, de escrever um bom texto.
    Diante disso, acho que você pode citar a fonte, ou excluir o texto. E de quebra, deve um pedido de desculpas a ela e aos leitores.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Poxa, que post bacana esse que a Adèle Valarini publicou no blog dela em 23/02/12, não é mesmo? Que tal colocar os créditos? Disseminação de informações boas é ótimo, mas vamos assegurar os direitos autorais! Acho que você não ficaria feliz se copiassem um post seu sem citar que foi você quem escreveu, certo?
    Olha o link aí: http://adeledoula.blogspot.com.br/2012/02/parto-quando-se-deve-fazer-forca.html

    ResponderExcluir
  17. Adorei esse post! inicialmente publicado neste blog aqui. http://adeledoula.blogspot.com.br/2012/02/parto-quando-se-deve-fazer-forca.html

    Sempre que posto coisas de autoria dos outros em meu blog, costumo citar a fonte, faz toda a diferença. Abç!

    ResponderExcluir
  18. Minha floor, esse texto é realmente incrivel. Mas como todas disseram, ele foi escrito pela Adele Doula. Corrige o post colocando a fonte, pq isso é plágio!!! isto só irá prejudicar seu blog, pq plágio sempre é descoberto

    Segue o link do post original
    http://adeledoula.blogspot.com.br/2012/02/parto-quando-se-deve-fazer-forca.html?m=1



    ResponderExcluir
  19. e os créditos são TANTANTANTAN!!!! http://adeledoula.blogspot.com.br/2012/02/parto-quando-se-deve-fazer-forca.html

    ResponderExcluir
  20. Ótimo texto, "só" faltou a fonte! Segue para a correção, http://adeledoula.blogspot.com.br/2012/02/parto-quando-se-deve-fazer-forca.html

    ResponderExcluir