Pesquisar este blog

domingo, 2 de outubro de 2011

Depoimento de Sabrina sobre seu parto

Depois de muito pensar (ou não..rsrs) decidimos que queríamos um bebê, mesmo com a vida um pouco particular que temos, sempre mudando de cidade, estado e país, pelo trabalho do meu marido, Angelo.
Então, descobri que estava grávida no dia 11 de novembro de 2009...fiz um teste de farmácia e deu positivo, após somente 3 meses de tentiva. Estava de aproximadamente 3 semanas....na hora o susto!! Chorei muito e pedi que meu marido fosse até uma farmácia e comprasse outro teste!(e ele foi, coitado.) Era uma mistura de sensações, alegria, medo, desespero, felicidade..tudo junto e misturado! Fiz o outro teste e também deu positivo..PRONTO!! DEUS NOS HAVIA CONCEBIDO UM PRESENTE!! (mas para confirmar fiz no outro dia o de sangue também) Eu só chorava....por 3 dias foi assim! Meu marido ficou estático, não sabia o que pensar..a primeira reação foi me consolar....rsrs..meu maior medo, era não ser uma boa mãe...e agora? eu pensava...  Lembrando sempre que foi uma gravidez DESEJADA e PLANEJADA...
Bom, passado o susto veio a nossa primeira dificuldade: ENCONTRAR UM MÉDICO EM SANTOS...como é difícil um atendimento breve, acho que em qualquer cidade! acabei por ir na primeira que consegui (porque também eramos recém chegados na cidade e não conhecíamos nada)...DECEPÇÃO! Eu toda radiante (agora já passado o susto), porém, não menos perdida e uma das primeiras coisas que a Dra. me perguntou foi PARA QUANDO EU GOSTARIA DE MARCAR A CESÁRIA, e eu querendo perguntá-la sobre PN...me tirou o chão, fiquei calada e disse que iria pensar nisso mais tarde...
Enquanto isso em casa, procurava na internet informações sobre tudo...parto, amamentação, bem estar..tudo realmente! Foi assim que descobri as DOULAS, que depois seria super decisivo para meu sucesso no PN do meu filho LUCA...(É esse o nome do meu príncipe!) Aliás, quisemos saber somente no 5° mês qual era o sexo do bebê, porque tínhamos optado por não ver, mas ao final a curiosidade foi aumentando e não resistimos!
Esqueci de citar que antes de "girar o mundo" trabalhei por 12 anos em hospitais (Centro Cirúrgicos e Obstétricos) em Hospital privado e particular ... e isso, depois de um tempo, pesou muito na minha decisão pelo PN (PARTO NORMAL/NATURAL) ..
Saí mais confusa do que quando entrei naquele consultório...mas não desisti, procurei uma outra médica que me falaram no supermercado!!(fazer o que??rsrs) Também uma outra decepção, não por me perguntar da cesária, mas por uma frase que me tocou profundamente: " SE VOCÊ CONSEGUIR, EU FAÇO O PARTO NORMAL...mas depende da sua dilatação, da sua placenta, da seu condicionamento, várias coisas.." Aquilo me assustou, eu pensei: será que é tão impossível assim?? (minha bisavó materna, teve 15 filhos, todos de parto normal, na “roça”, trabalhando para sobreviver, até o último instante!)
Bom, fui ainda mais duas vezes nessa médica, mas não se criava um laço, uma afinidade e percebi que ela era "automática" falava sempre as mesmas coisas, como se fosse uma gravação. Resultado: MUDEI DENOVO!! 
Já estava do 2° para o 3° mês, e cada vez mais me amadurecia a idéia de um PN, só me faltava mesmo era apoio médico... desta vez, ouvi falar de um Doutor, jovem e promissor! consegui uma consulta, e lá fui eu denovo...ÓTIMO, muito atencioso...MASSSSS, quando falei que minha intenção era um PN, ele relutou.....nesse ponto também já tinha optado por ter uma Doula, estava procurando pela internet e quando falei pra ele....bom, uma "cara" vale mais que mil palavras, rsrs. E..lá vou eu DENOVO, procurar um médico que respeitasse a MINHA escolha!!
Poucos dias depois, em uma cafeteria, a balconista me falou de uma médica chamada Cláudia Ribas, que era excelente e só fazia parto normal...BINGO!! achei a minha médica, pensei.
Liguei para o consultório: LOTADO! só tinha vaga para uns 3 meses depois...me vi em desespero! estava quase no 4° mês e ainda não tinha achado um médico no qual eu confiasse minha gestação, meu filho...foi então que num ato de desespero peguei todos os exames e o US que eu tinha feito do 3° mês e fui até o consultório dela, sem horário marcado, e ali fiquei, esperei por 4 horas, e a Dra. me atendeu!! Ali, uma outra gestante me falou sobre YOGA PRÉ-NATAL, que até então, eu nem sabia que existia (e muito menos o que era). A Dra. Cláudia conversou comigo, me deu atenção, me perguntou o que EU GOSTARIA DE FAZER..isso foi decisivo!! FINALMENTE HAVIA ENCONTRADO UM MÉDICO!! saí tão feliz, que não sei como explicar. Fui embora finalmente em paz, porque senti que poderia confiar nela! Ela própria me falou sobre DOULA, sobre YOGA PRÉ-NATAL, HIDROGINÁSTICA..tudo que poderia fazer com que meu parto fosse mais SAUDÁVEL, TRANQUILO e PRAZEROSO...(sim!! é possível!!)
Contratei uma Doula particular, para que me acompanhasse em casa (porque meu marido sempre estava trabalhando, então não tínhamos como ir em cursos para gestantes) e pela internet encontrei a ROSE (meu anjo da guarda, é assim que a chamo agora) que me chamou atenção por ser também enfermeira obstetra e educadora perinatal (porque eu tinha a intenção de ficar em casa o máximo que conseguisse, quando entrasse em trabalho de parto) os hospitais não me atraem (não existe nada mais tão “impessoal”), trabalhava neles por pura necessidade...
Finalmente as coisas começaram a dar certo! No 4° mês de gestação comecei a fazer Yoga Pré-Natal, na NAMASKAR com a Adriana, meu outro anjo!(que foi DECISIVO também para o sucesso do meu parto, porque sou uma pessoa muito ansiosa e não sabia ainda sentir o meu corpo), hidroginástica e a Rose começou as visitas comigo e com meu esposo. Foi o 1° contato dele com a "partolândia"..rsrs ela nos mostrava vídeos de todos os tipos de parto, para ele ir se abituando, e para eu ver também como eu gostaria que o nosso Luca viesse ao mundo...
Escolha feita, exercícios no dia a dia, Yoga para equilíbrio de corpo e mente, tudo certo!! Estávamos felizes!! Escolhi o Hospital/maternidade fazendo visitas nos que me interessavam (muito importante isso) junto com a minha doula, INFELIZMENTE em Santos não existem CASAS DE PARTO, então optei por um hospital acolhedor, e não esteticamente bonito (meus anos em hospitais também me ensinaram isso) DICA: opte por aquele que você se sentir bem acolhida e atendida logo na visita! Observe o "clima" que a maternidade te oferece, se é tranquila...porque deve-se lembrar que será um momento único, e que você estará debilitada, com dores (ou não) então que o ambiente aproxime-se o mínimo que seja do seu lar...observe detalhes, e não beleza!!
Hospital escolhido, PLANO DE PARTO pronto, médico escolhido e tudo correndo muitíssimo bem!! NÃO fui em hospital uma vez sequer em toda a gestação, nem fiquei doente. Claro, tive indisposições como toda grávida, mas passava sem medicamentos...sem nada "artificial", a Rose me fazia massagens, REIKI..tudo muito bom..rsrs e também tinha O CARINHO DO MARIDÃO, melhor que beijo de mãe pra curar dodói..rsrs. Angelo estava numa fase "pesada" de trabalho, mas sempre que podia estava presente, participativo em tudo!
Já no 7° mês, fazia exercícios de respiração e Yoga em casa ..me ajudavam a conter a ansiedade e a Adri e a Rose me diziam que seria importante na hora do parto..(E FOI, VIU!!!) ansiedade minha, do Angelo...não víamos a hora do nosso pequeno chegar! No dia 29/06, tinha consulta semanal com a Dra. Cláudia (esta também, sempre me encorajando e dizendo que eu teria um lindo PN em TODAS as consultas, muito animador ouvir isso!!) e foi então que ela me disse que estava com 2 dedos de dilatação!! minhas pernas tremeram, fiquei em choque de tanta felicidade! Nosso Luca começa a ficar pronto para vir ao mundo!! Liguei para meu marido e minha mãe, assim que saí da sala...mas não sentia nada diferente!! Fui dar uma volta, comi pipoca...peguei um taxi e fui pra casa...(isso eram umas 19 hrs).
Cheguei em casa, conversei com minha vizinha (que estava grávida do seu 2° filho e depois de uns meses teve um LINDO PARTO DOMICILIAR, também com a Doula Rose) conversei com o Angelo, que tinha uma consulta médica naquele dia as 21hrs e me queixei de "gases"(que me acompanhou durante toda a gestação) Angelo saiu as 20:30 para a consulta e eu tomei um chá de erva-doce e fui fazer exercícios na minha bola...as 21:15 aproximadamente, senti uma vontade ENORME de fazer xixi e quando me sentei no vaso minha bolsa estourou!! Automaticamente veio a 1° contração forte, não consegui sair dali! meu celular estava na sala e eu precisava chamar meu marido!! Fiquei ali, e quando passou fui devagar até a porta da minha vizinha e a chamei...(já tinha entendido que NÃO ERAM GAZES!! Era meu bebê que viria ao mundo!!) e vinham as contrações....a cada 5 minutos. Chamei Angelo, e minha vizinha-amiga se encarregou de me por no chuveiro e chamar a Dra. e a Rose! A Dra. nos orientou a ir para o Hospital(4 quadras de casa) porque as contrações já estavam sequenciais. A natureza começou a agir em mim, em casa mesmo,"esvaziei" bexiga, intestinos, estômago.. tudo naturalmente, respeitando meu corpo, meu tempo..quando Angelo chegou (desesperado..rsrs) eu estava na ducha, tentando respirar e ficar tranquila...e pensava a cada contração, que nosso filho estava mais próximo de nós (e não na dor que eu sentia)...a dor era forte sim...não vou mentir, mas era tudo tão ímpar...eu estava na "Partolândia" (o mundo para onde vamos, qdo estamos tendo o bebê..rsrs) estava TODA dentro de mim, concentrada e pedindo a Deus e a Virgem Maria que me ajudassem e que tudo corresse bem para nós 3!! As contrações vinham num espaço menor de tempo agora, e a caminho do hospital no banco da frente do carro, não via mais nada e ninguém...as 22:00 dei entrada na maternidade e a Dra. chegou logo após, e depois a Rose...e meu marido sempre perto, em trabalho de parto também... fui para o quarto com 3 cms de dilatação, e começamos o "trabalho de parto" realmente..
Rose me colocou no chuveiro, sentada na bola...eu a ouvia, mas as vezes saía de órbita...Luca estava bem, me ajudando muito, seu coraçãozinho parecia uma escola de samba...e como vinham fortes as tais contrações!! Desisti: pedi o anestesista!!! Mas a Rose e a Dra. me diziam: sim..sim...já vamos chamar! E nada...Me "ignoravam" GRAÇAS A DEUS..rsrs porque sabiam que não era real, era pela dor...e assim foi, fizemos respiração, exercícios de agachamento para ajudar Luca...e a Dra. ali, esperando MEU tempo...e a Rose ali, me deixando quase arrancar a mão dela e me dizendo: respira Saza, você vai conseguir!! você é guerreira!! O meu marido ficou ali o tempo todo, porém não muito perto de mim, porque eu o havia pedido isso... mas o fato de saber que ele estava ali, pra mim já era encorajador, suficiente....alagamos o banheiro (q era pequeno) bati a cabeça alguma vezes, mas tudo corria bem...(e nada do anestesista!!rsrs) Na fase de "expulsão" o que me incomodava e doía muito, não eram tanto as contrações, mas as hemorróidas que a gestação trouxe com ela..e não se podia fazer nada quanto a isso...então tratei de fazer muuuuita força nas contraçoes, para que o bebê viesse e tudo acabasse logo (eu estava cansada) me davam algo para beber e eu fazia a maior força do mundo..pra ter meu bebê logo nos meus braços!! Minha dilatação foi rápida...Luca quase nasceu de cócoras, tive que parar de fazer força, e fui andando (com o amparo da Dra. Cláudia) para o C.O. e então a 01:13 da manhã de 30/06/2010 nasceu Luca!! Sua "saída" (eu não gosto do termo: expulsão..rsrs) não me causou sofrimento algum...saiu tranquilamente, só percebi porque meu marido, ao lado da minha cabeça e segurando minha mão, começou a chorar...eu sorri, com um sentimento ENORME de ORGULHO DE MIM MESMA! sim, eu sou mulher!! sim, eu sou forte!!!sim, EU CONSEGUI!! Amantei Luca na sala de parto, e o amamento até hoje (está com 5 meses) sadio, forte e tranquilo...um menino feliz!
Meu bebê nasceu SEM EPSIOTOMIA, SEM LAVAGEM INTESTINAL, SEM JEJUM, SEM TRICOTOMIA, SEM MEDICAMENTOS e SEM ANESTESIA...simplismente como a natureza quis...quando ele quis....quando Deus permitiu e o Universo conspirou a nosso favor...NUNCA me senti tão próxima de Deus...foi uma experiência MARAVILHOSA e ÚNICA....no outro dia, as 9 da manhã, eu já estava tomando banho sozinha, e podendo cuidar do bebê em pé, sem dores!!
Ainda não entendo porque tantas mulheres se privam de um sentimento tão HUMANO...de uma "coisa" tão natural....
Pessoas especiais me ajudaram a ter um parto único e inesquecível...a dor a gente supera...assim que vê a "carinha" daquele ser que estava ali, dentro de você...eu estava numa cidade desconhecida, com pessoas "desconhecidas" e que naqueles meses passaram a fazer parte de mim, da minha história de vida....e isso é lindo!!
OBRIGADA Dra. CLÁUDIA, Doula ROSE, vizinha-amigona NÁDIA e ADRIANA (Yoga) , que acreditaram em mim, me respeitaram como mulher e ser-humano
e PRINCIPALMENTE ao meu marido ANGELO, que me proporcionou uma gestação tranquila, cheia de amor, carinho e compreensão...
Quando eu for ter outro bebê COM CERTEZA faço TUDO DENOVO!! A natureza é assim, Deus é perfeito...sabe muito bem o que faz!!
Quando me lembro das mulheres que faziam cesáreas (desnecessárias na maior parte das vezes) nos hospitais que trabalhei, me vem um sentimento de pena...não tem outro! Porque por medo, desinformação, ou uma “mentirinha” médica, se privaram de uma experiência única e prazerosa como a de sentir cada momento deste MILAGRE DA VIDA....

Esse é o relato de SABRINA e ANGELO, papais orgulhosos do nosso príncipe LUCA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário