Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Conheca o Trabalho das Parteiras Urbanas

Coletivo de Parteiras
Você conhece o trabalho das parteiras profissionais ou parteiras urbanas ou ainda parteiras modernas? São enfermeiras obstetras e obstetrizes, que podem cuidar de mulheres durante a gestação, parto e pós-parto e também dos bebês durante o nascimento e no início da vida. São especialistas no cuidado a mulheres e bebês saudáveis, com um olhar voltado para a saúde, a fisiologia, mas também com treinamento para identificar fatores de risco e resolver emergências.
Apesar de a maioria dos partos, no Brasil, ser atendida por médicos obstetras, as parteiras têm autonomia para fazer o atendimento de partos de baixo risco e de fato o fazem em vários contextos. Por exemplo, no estudo Nascer no Brasil - Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento (que entrevistou quase 24 mil mulheres em todo o país), 15% dos nascimentos analisados foram atendidos por enfermeiras obstetras ou obstetrizes. Em algumas maternidades públicas na cidade do Rio de Janeiro, mais da metade dos partos são atendidos por enfermeiras obstetras. Você pode não saber ainda, mas parteiras são muito legais!
Quer saber mais? Confira alguns textos sobre o assunto:
Texto "Por que parteiras?" de Maíra Libertad: http://www.coletivodeparteiras.com/…
Texto "E na hora de escolher uma parteira?" de Maíra Libertad:http://www.coletivodeparteiras.com/…
Texto "O que é uma obstetriz?" e "Sobre leis e evidências científicas":http://www.marinabarreto.com/
Texto "O lugar das enfermeiras e obstetrizes" (Revista Radis Fiocruz):http://www6.ensp.fiocruz.br/…/o-lugar-das-enfermeiras-e-obs…
Texto "Eu preciso de uma doula se eu tenho uma parteira?":http://www.coletivodeparteiras.com/…

Nenhum comentário:

Postar um comentário