Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Mamiferas


set
27
2011

Sentidos no parto

por Kalu

Existe um cuidado fundamental na hora do parto: o cuidado dos sentidos. Michel Odent comprovou que os mesmos hormônios envolvidos na hora do parto são aqueles presentes na hora do sexo. Por isso, as mesmas condições que precisamos para um ato sexual prazeroso, para que consigamos nos conectar conosco mesmo, como nosso parceiro, são as mesmas condições que precisamos para o nascimento.
Daí surge a necessidade do cuidado dos sentidos. Para os Yogues os seis sentidos são as manifestações mais presentes do divino, da força criadora. Se cuidarmos para que estes estímulos sejam positivos, que nos lembrem do nossos propósito, certamente a experiência de parto pode ser de verdadeiro êxtase.
Por isso é fundamental escolher as pessoas que estarão presentes, para festa ou retiro espiritual. Já participei de partos que foram verdadeiras festas, com chocolate, doces, conversas entre amigas, musica. Já aprticipei de retiros de parto, cujo silencio prevaleceu.
Toque: é importante que o tecido epitelial seja respeitado Dante o trabalho de parto. Ficamos a flor da pele, com o coração em cada célula da pele. A sensação é como se um toque fosse mais profundo e cheio de signifi9cado do que em qualquer momento de nossas vidas. Eu não quis ser tocada durante meu trabalho de parto. O isolamento, silencio foram fundamentais para que eu me conectasse comigo mesma. Algumas pessoas precisam de muito toque, para que, como o bebê, elas se sintam. É através do limite do corpo do outro que a pessoa não se perde. Afinal parir é de desintegrar, se abrir física, emocional e espiritualmente como em poucos momentos da vida faremos. Por isso exames de toque excessivos e outros procedimentos, como “segurar a dilatação na mão” podem ser experiências terríveis de violação do feminino.
Cheiros: os aromas do parto e pós parto serão para sempre lembrados por toda eternidade. Me lembro do cheiro da acácia aqui de casa, que no dia do parto estava carregada de flores. O cheiro do incenso no quarto do meu filho e o cheiro do meu quarto. Me lembro do cheiro do liquido amniótico, o aroma inesquecível do meu filho recém parido. Os cheiros para o parto não podem ser fortes ou invasivos. Mas podemos trazer com aromas lembranças que nos conectam. Nos óleos de massagem essa experiência pode ser extremamente maravilhosa.
Sons: Eu adoro músicas, sou regida por sons. Musicas são importante meios de conexão. Ajudam na concentração. Sempre tenho na bolsa Cd com músicas para o parto. Mantras, sons especiais, trilha sonora do filme orgasmic birth. O ideal é que a gente tenha nas mãos musicas que nos lembrem do nosso propósito para o parto. E também um ambiente e uma equipe que respeite nosso direito ao silencio.
Paladar: Escolher alimentos que goste, leves para o parto é uma forma de preparação para o parto. Um parto, seja um retiro ou uma festa, é uma experiência que pode ser longa, como uma linda viagem. Lembro do gosto do macarrão com cogumelo que comi no meu parto e preparei em um parto domiciliar que atendi.Sabores únicos que nos marcam para sempre.
Visão: ver pessoas que você ama, incluindo o seu filho. Imagem de santos, de pessoas marcantes ajudam a mente a se focar na intenção para o parto. Por siso partos domiciliares são perfeitos: o altar está montado em cada canto. A foto, a história daquela família.
O éter: e para alcançar este, só você com você mesma naquele momento único que tento captar com a minha câmera. Aquele momento de êxtase no xô instante que nasce a vida, que nasce a mãe. O éter, a conexão… Não há como descrever tal momento e quanto mais respeitada a mulher é em cada um dos sentidos, em todos os sentidos, mais o éter a domina.
É esse inexplicável éter que a gente deseja que cada mulher viva e possa contar para outras mulheres. Por que a verdadeira experiência da maternidade é mamífera e divina, em igual proporção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário