Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Relato do Parto de Thais ( mãe da Flora e do Bento)

Conheci o trabalho das doulas quando estava grávida da minha primeira filha. foi através da casa materna/gama, em sp, onde residia e onde comecei a fazer yoga para gestantes. meu marido tb frequentava as aulas e decidimos que seria importante termos uma doula para nos dar mais segurança na hora do parto, para termos mais informações e orientações, já que havíamos decidido fazer um parto natural, ainda que hospitalar.
e realmente, fora todas as orientações pré-parto que tivemos, na hora que a bolsa rompeu, batendo o nervosismo de primeiro parto, tivemos a segurança de ligar para a doula que nos acalmou, nos lembrou de tudo que precisávamos fazer para termos um trabalho de parto mais tranquilo e veio ao nosso encontro assim que pedimos. e foi excelente. nos ajudou com massagens, exercicios e outras técnicas que minimizaram as dores das contrações e que ajudaram muito na progressão do parto, que foi muito bom, sem necessidade de intervenções e sem muita demora.

na gravidez do nosso segundo filho, decidimos que teríamos um parto domiciliar e seria essencial a presença da doula. a doula nos fez visitas de pré-parto, trazendo videos sobre partos, nos emprestando bola para fazer exercicios, muita conversa sobre como faríamos o parto em casa, nos orientando sobre como poderiamos organizar tudo do melhor jeito. sempre em contato, principalmente nas ultimas semanas, fazendo visitas para acompanhar a evolução da gestação e checar a proximidade do parto. e quando o trabalho de parto iniciou, após comunicar meu marido, que estava trabalhando em sp, foi para a doula que liguei e ela foi a primeira a me encontrar, nos acompanhando durante todo trabalho de parto, propondo exercicios, posições e outras coisas para que as dores fossem minimizadas e o trabalho fluisse da melhor forma possível. e o trabalho de parto fluiu muito bem, com poucas dores e evoluindo rapidamente.

considero essencial a presença de uma doula para dar tranquilidade ao casal grávido. para os dois saberem exatamente o que fazer no trabalho de parto. para que as dores do parto sejam minimizadas. para dar suporte ao casal que está muito emocionado na hora e pode ter dúvidas ou incertezas sobre tudo que está acontecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário